Ads 468x60px

 

teste

Minha trajetória de concurseira começou com uma simples decisão, seguida de uma afirmação: Vou prestar concursos públicos. E eu vou passar!
Cheguei a Brasília a mais ou menos sete anos, moro sozinha desde então. Tive que me virar quando ainda não tinha maturidade para isso. Depois de alguns empregos decidi trabalhar de babá, já que o salário era melhor e eu não precisaria pagar aluguel; minha intenção com essa decisão era ter condições de pagar uma faculdade, porém minha imaturidade financeira somada às altas mensalidades fez isso parecer quase impossível. A vida foi passando, as meninas que cuido crescendo (aliás, eu as amo) e um dia enquanto olhava para elas lembrei uma promessa que me fiz de que elas seriam as únicas crianças das quais cuidaria, além dos meus filhos. Então tomei a decisão de passar em um concurso.
Tomada a decisão, parti para a ação. Ponderei minhas possibilidades e percebi que havia dois caminhos principais: ou eu aprendia no erro/acerto ou aprendia com quem chegou lá. Com isso comecei a ler histórias de pessoas que obtiveram sucesso neste caminho dos concursos públicos, o que foi de fundamental importância na minha trajetória.
Iniciei meus estudos em agosto passado, com técnicas, objetivos definidos e muita vontade de passar. A maioria das minhas técnicas eu obtive através das leituras de histórias de pessoas que passaram e, claro, as adaptei a meu jeito. Um exemplo é estudar várias matérias alternadamente. Fico com a mesma matéria por, em média, uma hora e meia, depois disso começo a me desligar. Como conheço esse meu lado, sei que me distraio muito facilmente, isso me ajuda a estar sempre focada no que estou lendo. Além disso, elaboro fichas resumos das matérias (dica do Alexandre Meirelles) e todos os dias, antes de iniciar a maratona, eu as leio, uma por uma. Também resolvo muitas questões, no início serviu até mesmo para me familiarizar com as matérias, além de fazer simulados para avaliar minha maneira de estudar, anotando no final o percentual de acertos, repetindo-os de tempos em tempos, para comparar os resultados. Estudo de cinco a seis horas por dia, sempre cronometrado! Tenho anotado cada hora que estudei. E para o MTur estudei por 40 dias, mais ou menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário